VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

análise de dados em Rondônia, Brasil, entre os anos 2018 e 2020

Autores

  • Andressa Krugel Dutra Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (UniSL PVH)
  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (UniSL PVH)
  • Christian Norimitsu Ito Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (UniSL PVH)
  • Maria Eduarda Bacin da Silveira Centro Universitário São Lucas (UniSL PVH)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma reflexão acerca da violência contra a mulher em Rondônia e no Brasil, considerando dados entre 2018 e 2020, utilizando da pesquisa documental como procedimento metodológico de base. A violência contra a mulher é interpretada como qualquer ato que provoque danos físicos, psicológicos, sexuais, morais ou patrimoniais, motivada pelo gênero. Embora a desigualdade de gênero seja o principal fator, pobreza e racismo intensificam essa vulnerabilidade, afetando especialmente mulheres negras, pobres e refugiadas. A violência doméstica, predominante é perpetrada por indivíduos próximos, é um obstáculo à denúncia. A relevância do tema tem crescido, e o envolvimento social tem sido crucial na luta contra essa problemática. A análise dos dados e a reflexão teórica oferecem um panorama abrangente sobre as raízes e os impactos dessa violência, contribuindo para o entendimento das múltiplas formas de violência e dos desafios enfrentados no combate a essa imprescindível questão.

Biografia do Autor

Andressa Krugel Dutra, Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (UniSL PVH)

Graduanda em Direito no Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (UniSL PVH). E-mail: [email protected].

Rafael Ademir Oliveira de Andrade, Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (UniSL PVH)

Sociólogo. Pós-doutor no Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Educação e Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  Professor no Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (UniSL PVH). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3790116411091463. Endereço eletrônico: [email protected].

Christian Norimitsu Ito, Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (UniSL PVH)

Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí no programa DINTER junto a Fundação Católica de Rondônia. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário São Lucas/Porto Velho (UniSL PVH). Advogado e Assessor Jurídico da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3298681117250485. E-mail: [email protected].

Maria Eduarda Bacin da Silveira, Centro Universitário São Lucas (UniSL PVH)

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário São Lucas de Porto Velho (UniSL PVH). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0220158767160214. E-mail: [email protected].

Downloads

Publicado

03-12-2024

Como Citar

Krugel Dutra, A., Oliveira de Andrade, R. A., Norimitsu Ito, C., & Bacin da Silveira, M. E. (2024). VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: análise de dados em Rondônia, Brasil, entre os anos 2018 e 2020. Revista De Direito Contemporâneo UNIDEP, 3(2). Recuperado de https://periodicos.unidep.edu.br/rdc-u/article/view/318