O INSTITUTO DA INTERVENÇÃO FEDERAL NAS CONSTITUIÇÕES REPUBLICANAS BRASILEIRAS E SEUS USOS CONTEMPORÂNEOS
Resumo
Com o objetivo de fazer uma análise da evolução histórica do instituto da intervenção federal nos estados brasileiros, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se identificar quais as principais implicações político-administrativas desse instituto constitucional, em cada uma das cartas republicanas brasileiras. Há consenso entre doutrinadores do Direito, como Alexandre de Moraes, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Michel Temer, Paulo Branco e Ricardo Lewandowski, que a manutenção de um equilíbrio estrutural no estado democrático de direito demanda um contínuo esforço de articulações político-administrativas. Nessa tarefa, o Direito Constitucional apresenta-se como uma técnica extremamente útil para a "pactuação" de mecanismos de controle do poder, especialmente entre os entes da Federação. Dentro do âmbito constitucional, a intervenção federal nos entes federados se apresenta como uma dessas ferramentas, objetivando a preservação da União. Com isso, o ponto central deste artigo está nas análises teórico-históricas do instituto da intervenção federal, inserido em todas as constituições republicanas brasileiras. Diante da reiteradas utilizações desse instituto constitucional e de históricas extrapolações do seu alcance legal, sempre em contextos de instabilidade institucional, conclui-se que se trata de uma ferramenta válida, que tem alcance limitado e que deve ser utilizada, inegavelmente, sempre em ultima ratio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Direito Contemporâneo UNIDEP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.