PRIVACIDADE E VIGILÂNICA NA ERA DIGITAL
direito à proteção dos dados pessoais e o Big Data
Resumo
Neste artigo procuramos dialogar com a dualidade entre privacidade e vigilância no momento atual em que vivemos, ou seja, um período tecnológico sem precedentes que mudou muito desses dois paradigmas. Se fez necessário trazer uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos associados tanto a privacidade quanto dos níveis de vigilância intrínsecos ao digital. Também se mostrou relevante uma breve análise a obra de Guy Debord acerca da sociedade do espetáculo e da forma como o nosso meio social nos molda a renunciar aos nossos segredos. Por fim, procuramos expor de que forma o Direito deve lidar com o fato de estar sempre descompassado com as inovações tecnológicas e de que maneiras um operador deve procurar se guiar, sem a letra da Lei de aplicação específica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Direito Contemporâneo UNIDEP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
- Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
- Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.