Desafio 21 dias:
Projeto de atividade física entre acadêmicos de medicina e população geral
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Exercício Físico, Saúde, Relato de experiênciaResumo
Objetivos: Relatar a experiência da aplicação do projeto d e extensão “Desafio de 21 dias” e destacar a importância da prática de exercícios físicos diários, visando a saúde e bem estar geral. Método: O desafio ocorreu no segundo semestre de 2023, de forma virtual em redes sociais, estruturado como uma intervenção de seis semanas, compreendendo a realização de exercícios físicos diários, adaptados às capacidades e vontades individuais dos 90 participantes. Resultados: Mesmo que o desafio tenha se passado em períodos diferentes com trabalho, festividades, férias e viagens inclusos, observou-se maior persistência e constância na prática das atividades físicas por participantes que tinham diversos compromissos no dia a dia. Portanto, a prática de exercício físico é, sem dúvidas, um misto de pretensão, anseio e, principalmente, disciplina. Conclusão: Os participantes superaram desafios e adotaram atividade física como hábito, incentivados por prêmios e apoio mútuo, resultando em benefícios duradouros para todos.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2024.
Shinn C, Salgado R, Rodrigues D. Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física: o caso de Portugal. Ciência & Saúde Coletiva, 2020; 25(4):1339-1348. DOI: 10.1590/1413-81232020254.26462019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/bFTR8kYQN3KSqQyhMqKmkKK/#>. Acesso em: 18 mar. 2024.
Organização Mundial de Saúde. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário: num piscar de olhos. [WHO guidelines on physical activity and sedentary behavior: at a glance]. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2020. Disponível em: <https://ws.santabarbara.sp.gov.br/instar/esportes/downloads/guia_AF_OMS.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.