Introdução à Microbiologia na Educação Infantil como forma de Promoção de Saúde:

Relato de Experiência

Autores

  • Gabriella Leão FAPERJ
  • Beatriz Brandão

Palavras-chave:

Microbiologia, Educação Infantil, Higiene, Microbiologia, Educação infantil, Higiene infantil, extensão comunitária

Resumo

A infância é um período crítico de crescimento e amadurecimento. A educação infantil desempenha um papel crucial na formação integral das crianças, abrangendo dimensões essenciais, como a saúde. Este trabalho descreve a experiência de introdução ao tema da microbiologia em uma turma de educação infantil como forma de promoção da saúde. A metodologia utilizada foi um relato de experiência de caráter qualitativo, desenvolvido em uma escola pública com crianças de cinco anos. A atividade incluiu apresentação de conceitos básicos de microbiologia, oficinas de desenho e dinâmicas lúdicas sobre higiene. Os resultados demonstraram interesse e engajamento das crianças, facilitando a compreensão dos benefícios de hábitos saudáveis e a curiosidade científica. A introdução precoce de temas de saúde, como a microbiologia, revelou-se eficaz na promoção de autocuidado e na formação de crianças mais conscientes sobre a importância da higiene e da saúde.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

1.
Leão G, Brandão B. Introdução à Microbiologia na Educação Infantil como forma de Promoção de Saúde: : Relato de Experiência. Santé [Internet]. 31º de agosto de 2025 [citado 2º de setembro de 2025];4(1):61 a 67. Disponível em: https://periodicos.unidep.edu.br/sante/article/view/339

Edição

Seção

Relatos de Experiências