Integração Ensino Serviço e Comunidade - IESC:

Prática na UBS São João

Autores

Palavras-chave:

Formação acadêmica, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária

Resumo

Objetivos: Relatar experiências da prática da disciplina de integração ensino-serviço-comunidade (IESC) na unidade básica de saúde (UBS). Métodos: A Atividade ocorreu no segundo semestre de 2021, com um grupo de sete acadêmicos do curso de medicina do Centro Universitário de Pato Branco-PR. As visitas eram feitas quinzenalmente na UBS e visavam integrar os alunos à rotina da equipe multidisciplinar. Resultados: Diante da experiência desses alunos com a comunidade e a realidade do local adscrito, percebe-se que além de ser um bairro distante do centro da cidade, é um bairro carente em infraestruturas básicas. Conclusão: O método de aprendizagem cobrado foi relacionar teoria e prática somado à vivência em campo proporcionada pela disciplina, nos permitindo desenvolver soft skills, habilidades comportamentais e socioemocionais diretamente ligadas à forma como lidamos com as pessoas, importantíssima na relação médico-paciente para atuar na Atenção Básica de forma crítica e reflexiva.
Palavras-chave: Ensino. Sistema nico de Sa de. Atenção primária à saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2022

Como Citar

1.
Porto Righi M, Cella EN, Bica L, Felini R, Bagatini L, Evangelista Meneghin LF, Maroletto V, Novaki Grechaki T. Integração Ensino Serviço e Comunidade - IESC: : Prática na UBS São João. Santé [Internet]. 6º de novembro de 2022 [citado 16º de novembro de 2024];1(1):58-62. Disponível em: https://periodicos.unidep.edu.br/sante/article/view/125

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)