Integração Ensino Serviço e Comunidade - IESC:
Prática na UBS São João
Palavras-chave:
Formação acadêmica, Sistema Único de Saúde, Atenção PrimáriaResumo
Objetivos: Relatar experiências da prática da disciplina de integração ensino-serviço-comunidade (IESC) na unidade básica de saúde (UBS). Métodos: A Atividade ocorreu no segundo semestre de 2021, com um grupo de sete acadêmicos do curso de medicina do Centro Universitário de Pato Branco-PR. As visitas eram feitas quinzenalmente na UBS e visavam integrar os alunos à rotina da equipe multidisciplinar. Resultados: Diante da experiência desses alunos com a comunidade e a realidade do local adscrito, percebe-se que além de ser um bairro distante do centro da cidade, é um bairro carente em infraestruturas básicas. Conclusão: O método de aprendizagem cobrado foi relacionar teoria e prática somado à vivência em campo proporcionada pela disciplina, nos permitindo desenvolver soft skills, habilidades comportamentais e socioemocionais diretamente ligadas à forma como lidamos com as pessoas, importantíssima na relação médico-paciente para atuar na Atenção Básica de forma crítica e reflexiva.
Palavras-chave: Ensino. Sistema nico de Sa de. Atenção primária à saúde
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.