Atendimento médico-acadêmico ambulatorial à população surda:
Relato de Experiência
Palavras-chave:
Acadêmicos, Atenção Primária, Surdos, Saúde, Acessibilidade, Equidade, Estudante de MedicinaResumo
Objetivos: Relatar experiência acerca de atendimentos médicos para pacientes surdos do município de Pato Branco-PR, bem como aguçar o interesse de outros acadêmicos e profissionais da saúde a aprenderem sobre a Língua Brasileira de Sinais e por conseguinte, propiciar um serviço médico digno e de qualidade. Métodos: A atividade teve início no ano de 2021 por meio de seis discentes e dois docentes do curso de medicina do Centro Universitário de Pato Branco – PR, a qual desenhou-se com consultas médicas mensais. Previamente foram viabilizados treinamentos e capacitações de LIBRAS e clínica médica, para transcorrer os atendimentos. Resultados: Diante dos atendimentos médicos, notou-se o impacto e os benefícios de um atendimento médico efetivo voltado ao surdo na qualidade de vida desses pacientes, garantindo equidade no âmbito da saúde e fornecendo acessibilidade para essa parcela da população. Ademais, pelos atendimentos terem sido realizados na Língua Brasileira de Sinais, os direitos de acessibilidade e equidade foram postos em prática durante as consultas. Conclusão: A comunicação efetiva em atendimentos médicos é essencial para sua devida progressão, ressaltando o contexto da população surda e a dificuldade que eles encontram para ter um atendimento médico digno. Considerando a mudança perceptível que o MedLibras guiou na vida desta comunidade surda, damos continuidade ao projeto tendo a certeza de que estamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas, e expectamos despertar o interesse de outros acadêmicos e profissionais da saúde, em transladar o MedLibras como projeto piloto para o desdobramento de novos projetos a respeito dessa temática.
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